quinta-feira, agosto 30, 2007

Instrução DOIS

Cata, na tua vida precisas esculpir a pedra bruta que há em ti para poderes brilhar. Para isso há duas questões fundamentais: abandona o que os outros acham de ti, e fortalece aquilo que pensas de ti.

Certo dia no ano de 1501, Miguel Angelo, o famoso pintor e escultor italiano, encontrou um pedregulho enorme, feio e rugoso. Olhou para ele e sorriu. Decidiu: "Vou levar-te para o meu estúdio e farei de ti a obra mais sublime de sempre".

Quando o pedregulho chegou ao seu estúdio, um grupo de curiosos juntou-se para ver o que MA faria. MA sorria. "Que vais fazer?" perguntavam os curiosos. MA não respondia. Continuava a sorrir. E os curiosos insistiam... "Não há nada que possa fazer com esta pedra tão feia e rugosa", diziam. E MA continuava a sorrir.

Iniciou o seu trabalho. Martelo e prego, esculpir, partir, alisar... Passaram-se dias e meses e anos. E todos os dias os curiosos perguntavam: "Que estás a fazer?", "Nunca farás algo de belo deste pedregulho feio e rugoso". E MA não respondia. Continuava a sorrir. E o tempo passava... Martelo e prego, esculpir, partir, alisar... E o tempo sempre a passar...

Estávamos no ano de 1504, na bela manhã do dia 8 de Setembro, quando uma grande luz surgiu do estúdio de MA. O pedregulho transformara-se em escultura. Tinha o nome de David. Todos se maravilharam com o que se podia fazer com um pedregulho enorme, feio e rugoso. E perguntaram: "Como conseguiste fazer esta obra impressionante?".

"Foi simples", respondeu MA. "Foi só tirar a pedra que estava a mais". Sim, percebo a ideia de tirar a pedra que está a mais e ver o brilho dentro dela.

Sem comentários: