domingo, fevereiro 06, 2011

Sobre a ansiedade

Quinto fim de semana do curso de biossintese.
O tema deste fim de semana foi a Ansiedade...
A ansiedade mais não é que a antecipação da mágoa, o medo de voltarmos a sofrer.
É algo que se passa ao nível do inconsciente e, por isso, nem sempre temos a noção de que estamos ansiosos
(e que temos realmente medo de algo, de alguém ou de alguma catástrofe que possa acontecer!)
Como já sofremos antes, quase que esperamos que isso volte a acontecer...
Ao longo dos anos, o nosso corpo, que tem pontos sensíveis que se contraem quando entramos neste estado de espera, vai criando o seu próprio mecanismo para alertar a consciência de que estamos a entrar nesta ânsia...
Pode ser simplesmente uma dor de barriga, ou costas tensas, mas o nosso corpo é realmente uma porta aberta para as emoções.
E haverá emoção mais primária que o medo, mascarado de ansiedade?

Há 3 grandes formas ou perfis no nosso Eu na forma de lidar com a ansiedade:
- O Dependente, que como o próprio nome indica, depende do que vem de fora, do outro, está sempre à espera de um milagre que faça desaparecer todas as situações de ansiedade. Vive em permanente Desilusão, porque se alimenta do que não é real - a ilusão!
- O Controlador, que tem medo de arriscar, pode até ter muitas oportunidades, mas vai deixando passar o momento, porque vive nos Se's e não concretiza, com medo de falhar. Vive isolado, não sente as emoções, porque não sabe lidar com elas, é mais fácil viver no intelecto!
- O Competitivo, é manipulador, quer ser sempre o vencedor, o líder, podendo vir a ser cruel. Se algo corre mal a nível emocional, não se deixa afectar adoptando a postura de que "também não quero!" ou "Eu nunca gostei de ti". Vive em função dele próprio e fechado numa couraça, pelo que é dificil chegar a ele.
Claro que isto são traços gerais e na prática cada um de nós tem um pouco de tudo.
A chave está no equilíbrio, por isso, é necessário perceber se não estamos a mascarar o que queremos, sentimos e fazemos...
Gostei do fim de semana porque deu para arrumar ideias, perceber mecanismos de defesa e portas que tenho abertas para a ansiedade. O plano está em colocar a atenção no funcionamento do meu aparelho digestivo.
Só assim posso cuidar de mim, nutrir-me e equilibrar-me...

Sem comentários: